O Curso de Especialização em Gestão Escolar tem como objetivo básico formar gestores educacionais da escola pública, visando com isso, tornar este espaço mais democrático e que efetivamente contribua para a formação do indivíduo, fortalecendo a autonomia, o senso crítico e a capacidade de reflexão.
Como o próprio texto destaca, o princípio que norteia todo o curso é o da Gestão Democrática que, indiscutivelmente é um fator crucial para a melhoria da qualidade da educação. O Curso em si traz em sua essência fatores claros que visam a democracia: valoriza a prática profissional como momento de ampliação do conhecimento; propõe ainda, uma formação por meio da Educação a Distância, enfatizando o processo teórico e prático, oferecendo com isso, maior flexibilidade para ampliação dos conhecimentos por parte dos cursistas.
A Organização Curricular é fundamentada na relação teoria-prática, levando a uma reflexão sobre a concepção de formação humana e de Gestão Educacional de fato democrática, buscando possibilitar melhorias na prática diária do gestor. Um dos fatores que também vale a pena destacar é o de que o curso vem propiciar instrumentos que permitirão aos gestores cursistas intervir de modo mais satisfatório do ponto de vista pedagógico nas diversas situações recorrentes diariamente no ambiente escolar. E para dá esse suporte o curso está organizado em SALAS AMBIENTES onde estão contidas temáticas que serão abordadas durante o curso e que particularmente, considero extremamente relevantes para a formação de um gestor que busca ser atuante, democrático e inovador.
Cada Sala Ambiente vem tratar de assuntos específicos que estão, por sua vez, correlacionados, merecendo destaque a SALA AMBIENTE TÓPICOS ESPECIAIS, por conter abordagens que contribuirão significativamente na condução do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), bem como, a SALA AMBIENTE PROJETO VIVENCIAL, que nos dará a possibilidade de durante o curso estarmos elaborando e executando um projeto de intervenção na escola em consonância com o PPP (Projeto Político Pedagógico).
Em sua conclusão o Curso dará ênfase a elaboração do TCC, que consiste na elaboração ou reelaboração do documento que podemos afirmar ser o princípio de uma Gestão Democrática, o Projeto Político Pedagógico .
Enfim, o curso visa fortalecer a Gestão Escolar para que tenhamos instituições que ofereçam qualitativamente um ensino voltado para a formação de um ser capaz de transformar a sociedade da qual faz parte.
link direto: http://www.virtual.ufc.br/gpege/
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